Ementa: Tomando como objeto de reflexão filmes documentários, a disciplina propõe pensar a questão do Outro no cinema e suas implicações éticas e políticas. Os filmes serão o ponto de partida para uma investigação dos conceitos de imagem e de alteridade, buscando analisar suas possíveis relações, a partir de referências do campo teórico do cinema, da filosofia e da antropologia.
Objetivos:
- Investigar e problematizar o conceito de imagem e de alteridade;
- Criar repertório de filmes documentários e etnográficos;
- Refletir sobre a pertinência do pensamento da alteridade para os estudos em comunicação.
Método de trabalho (principais atividades):
Exibição de filmes, para análise em correlação com os conceitos e propostas teóricas. Leitura e debate dos textos sugeridos. Escrita no blog (http://imagemalteridade.blogspot.com/)
Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
- Ensaios: 60 pontos (2x30)
- Trabalho final: 40 pontos (entre 04 e 05 páginas com bibliografia, fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5, a ser entregue por e-mail até o dia 01 de dezembro.)
Bibliografia:
BRASIL, André. Carapiru-Andrea, Spinoza: a variação dos afetos em Serras da Desordem. . Devires - Cinema e Humanidades, v.5. n. 2, 2008, p. 84-97.
CAIXETA, Ruben. Cineastas indígenas e pensamento selvagem. Devires - Cinema e Humanidades, v.5. n. 2, jul/dez 2008, p. 98- 125.
CAIXETA, Ruben. Jean Rouch: o sonho mais forte que a morte. Devires - Cinema e Humanidades, n. 2, v.1, jul/dez 2004, p. 110-147.
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
COMOLLI, CAIXETA, MESQUITA. Não pensar o outro, mas pensar que o outro me pensa. Entrevista. Devires - Cinema e Humanidades, v.2. n. 1, 2004, p. 148-169.
COMOLLI. Os homens ordinários, a ficção documentária. In: SEDLMAYER; GUIMARÃES; OTTE (org.). O comum e a experiência da linguagem. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
DELEUZE, Gilles. A Imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.
GUIMARÃES, César. O rosto do outro. In: Catálogo forumdoc.bh.2000. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2000.
__________________. O devir todo mundo do documentário. In: SEDLMAYER; GUIMARÃES; OTTE (org.). O comum e a experiência da linguagem. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
__________________. Comum, ordinário, popular: figuras da alteridade no documentário brasileiro contemporâneo. In: MIGLIORIN, César (org.). Ensaios no real. O documentário brasileiro hoje. Rio de Janeiro: Autêntica, 2010.
GUIMARÃES, César; LIMA, Cristiane. A ética do documentário: o Rosto e os outros.
FELDMAN. Na contramão do confessional: O ensaísmo em Santiago, Jogo de Cena e Pan-cinema permanente. In: MIGLIORIN, César (org.). Ensaios no real. O documentário brasileiro hoje. Rio de Janeiro: Autêntica, 2010.
LEVINAS, Emmanuel. Ética e infinito. São Paulo: Edições 70, 1982.
MAIA. De encontros e fronteiras. Devires - Cinema e Humanidades, v.7, n.1, jan/jun 2010.
MESQUITA, Claudia. Inventar para sugerir. Notas sobre Santo Forte, de Eduardo Coutinho. In: Devires - Cinema e Humanidades, v.5, ju/dez 2008.
XAVIER, Ismail. Iracema: o cinema-verdade vai ao teatro. In: Devires - Cinema e Humanidades, v.2. n. 1, 2004, p. 70-85.
Filmografia:
Boca de Lixo (Eduardo Coutinho, 1992, 54’)
Corumbiara (Vincent Carelli, 2009, 117’)
Do outro lado (Chantal Akerman, 2002, 99’)
Duas aldeias, uma caminhada (Ariel Ortega, Germano Beñites, 2008, 65’)
Eu, um negro (Jean Rouch, 1955, 72)
Festa da moça (Vincent Carelli, 1997, 18’)
Iracema – uma transa amazônica (Orlando Senna e Jorge Bodansky,1974, 90’)
Jardim Ângela (Evaldo Mocarzel, 2006, 71’)
Santiago (João Moreira Salles, 2007, 80’)
Santo forte (Eduarto Coutinho, 1999, 80’)
Serras da Desordem (Andrea Tonacci, 2006, 135’)
Stolat (Martin Maden, Pengau Nenga and Bike Johnston, 1985, 21’)
O prisioneiro da grade de ferro (Paulo Sacramento, 2003, 123’)
Tatakox (Comunidade Maxacali Aldeia do Pradinho, 2010, 25’)